terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Regresso ao Passado


Sou da colheita de 75, como muitos outros leitores, também eu perdi muitas (muitas mesmo...) tardes de volta de um  Zx Spectrum 48K.Ao contrário do que muitos teimam em dizer, esta máquina, não é uma consola de jogos, mas sim um computador pessoal.Com o passar dos anos e não me conseguindo lembrar porquê, o velho Zx Spectrum desapareceu.
No entanto a memória de tantas e tão boas tardes, permaneceu sempre no meu pensamento.Campeonatos e mais campeonatos de Football Manager , provas e mais provas de Pole Position, tudo isto atrás de uma televisão (a  preto e branco!) , num primeiro andar de uma vivenda para as bandas de Sesimbra.
Como anteriormente disse, o computador desapareceu, penso que se avariou, sinceramente já não me recordo, mas o que interessa, são as recordações que esse tempo me trás, e pensei se não seria possível adquirir outro Zx Spectrum...
Com a existência da Internet, tudo ficou mais fácil, a pesquisa foi fácil e encontrei alguma coisa no mercado Português. Sou adepto de comprar em Portugal, no entanto, por vezes isso não é possível e aí tenho de recorrer ao Internacional.
Durante a minha infância apercebi-me igualmente da saída de novos modelos Zx Spectrum, mas sempre tive unicamente o 48K.
Agora, ao fim de uns bons pares de anos, e através da investigação que fui fazendo, descobri o que tinha saído, as diferenças entre modelos e respectiva evolução entre cada novo modelo que era comercializado.
Decidi criar este espaço pois apercebo-me que este é um tema que ainda move muita gente em Portugal, muitos dos leitores que hoje trabalham com informática (e não só...) começaram precisamente no teclado de borracha de um Zx Spectrum 48K.
Sendo assim tentarei ensinar o que cada modelo tem de novo em relação ao seu antecessor e, todas as minhas aquisições serão aqui descritas, bem como irei tentar, ajudar o máximo de leitores com informação sobre o tema, recorrendo a sites nacionais e estrangeiros da especialidade.
No mundo global, toda a partilha é bem vinda, o saber como sabem, não ocupa lugar e estamos cá para nos ajudar mutuamente.

Despeço-me com um "Até Já" ...

Sem comentários:

Enviar um comentário